terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tema: Cultura Afro-Brasileira e Indígena
Período: de agosto a novembro
Clientela: 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA
Profissionais envolvidos: Professores, Equipe Gestora e funcionários da escola
Disciplinas envolvidas: História, Filosofia e Sociologia.
Atividade complementar – Portaria nº 065-R: 5 horas


JUSTIFICATIVA


Para promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros e dos indígenas em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial. A Lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer mudanças necessárias. Aprendemos a História do outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos Afros de grande importância, entretanto, estes são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa, inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.

OBJETIVOS GERAIS


• Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura Afro-brasileira e Indígena.
• Promover uma nova visão da História dos Africanos do período colonial, com seus reinados e impérios, sua cultura e os reflexos sobre a vida do afro-brasileiro em geral.
• Garantir ao Afro-brasileiro a construção de sua personalidade com referência em outros negros.
• Proporcionar condições ao Afro-brasileiro e Indígena de promover a cidadania e igualdade racial, alcançáveis por meio de uma pedagogia multirracial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


• Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil.
• Reconhecer que tráfico humano foi uma atividade fundamental para o capitalismo mercantilista.
• Reconhecer que o Brasil foi o país que mais importou escravos negros.
• Perceber os diferentes tipos físicos entre os africanos.
• Perceber os diferentes tipos de religiões, costumes e línguas.
• Constatar as diferenças e semelhanças de vida entre afro-brasileiros e negros de outros países.
• Despertar para a africanicidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania.
• Reconhecer o papel do negro na definição e na defesa do território, os quilombos rurais e urbanos, o negro na periferia e na questão da posse de terras.
• Despertar para a questão do trabalho no campo e na cidade.
• Proporcionar condições para o conhecimento sobre questões relativas à saúde e doenças.
• Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação européia e na atualidade.
• Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, músicas, religiosas etc.
• Conhecer a história do Indígena e suas contribuições para a formação da cultura do povo brasileiro.
• Conhecer a realidade em que vive o indígena no Brasil atual.

DESENVOLVIMENTO


• 5ª série e EJA
Disciplina: História
Concurso de frase valorizando a cultura afro-brasileira e indígena

• 6ª série
Disciplina: História
Produção e declamação de poesias

• 7ª série
Disciplina: História
Apresentação de danças africanas. Grupo de capoeira

• 8ª série e EJA
Disciplina: História
Pesquisa sobre personalidades afro-brasileiras e indígenas

• 1ª série - EM
Disciplina: Filosofia
Pesquisa científica sobre religiões afro-brasileiras e indígenas com confecção de mural.

• 2ª série - EM
Disciplina: História
Organização de desfile. Comidas típicas. Confecção de máscaras.

• 3ª série - EM
Disciplina: Sociologia
Produção e apresentação de paródias

RECURSOS


• Jornais, cola, bexiga, tesoura, cartolina
• Internet, DVD, aparelho de som, data show e enciclopédias.

RESULTADO ESPERADO


Sensibilização, respeito e valorização da diversidade cultural na formação do povo brasileiro.

SISTEMATIZAÇÃO DO PROJETO


Apresentação e exposição dos trabalhos desenvolvidos.

AVALIAÇÃO


Será considerada satisfatória se todas as etapas dessa atividade temática forem desenvolvidas, de modo a aperfeiçoar a democracia representativa, a construir consciência de igualdade e percebermos que todos cooperativamente podem construir uma sociedade mais fraterna e justa. Também que se consiga organizar a culminância marcada para o dia 20 de novembro de forma a congregar todas as turmas e suas produções.

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