segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Histórico

Padre Antônio Volkers nasceu em Domingos Martins em 11 de setembro de 1924. Chegou a Marilândia em 1959 para lecionar no Pré-Seminário “Imaculado Coração de Maria”. Foi professor de matemática e latim durante muitos anos e também reitor. Em 1968 foi nomeado Vigário Cooperador da Paróquia “Nossa Senhora Auxiliadora” e em 1969 nomeado pároco dessa mesma paróquia.
Com a diminuição do número de meninos para o Seminário, o espaço foi aberto para receber alunos externos. A primeira aluna do Ginásio “Imaculado Coração de Maria”, criado em 1962, foi Aguineli Falqueto Betini, que muito colaborou com o padre Antônio, vindo a ser mais tarde diretora da mesma escola.
Padre Antônio Volkers também teve bondade o suficiente para trazer meninos da FESBEM e deu-lhes acolhimento, abrigo, carinho e educação.
Infelizmente, muitas pessoas não compreenderam a grandeza de seu gesto.
Padre Antônio mantinha a escola com as mensalidades simbólicas dos alunos que não eram suficientes para fazer face às despesas e manutenção da escola. Para cobrir as despesas, ele cultivava todo o terreno que pertencia à Mitra Diocesana. Plantava arroz, milho, verduras e criava porcos. Tudo era vendido e mesmo assim as dificuldades financeiras persistiam.
Nos finais de semana, quando celebrava as missas na matriz, recebia umas míseras contribuições que eram investidas na escola para ajudar no pagamento dos professores.
Padre Antônio era um ser humano que viveu anos e anos a frente de seu tempo, um verdadeiro profeta e, por isso, sofria, pois sabia das inúmeras dificuldades que iria passar.
Criou anos mais tarde a Escola Normal Dom Nery e pouco depois a Escola de 1° e 2° graus “Imaculado Coração de Maria”, com o curso de Contabilidade.
Padre Antônio Volkers tinha um grande sonho, conseguir que a Escola “Imaculado Coração de Maria” fosse assumida pelo governo do Estado, e isso aconteceu em 1982 graças a seus esforços junto à Secretaria de Estado de Educação e Cultura.
Restava agora a escola ter um prédio próprio. Era grande o seu desejo de que isso fosse realizado. Infelizmente, seu sonho só foi concretizado após a sua morte em 22 de janeiro de 1989. Por isso tudo e muito mais, ninguém melhor do que ele merecia ter seu nome eternizado na Escola pela qual tanto lutou. Ela foi inaugurada em 15 de maio de 1991.
Hoje, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Padre Antônio Volkers” rende homenagens a seu grande idealizador e porque não dizer seu Protetor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário